segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

POLÍTICA - Haroldo Dutra Dias



FONTE; www.youtube.com

IMPULSOS - Breve explicação.



[...] Denomina-se impulso ao estado de excitação do sistema nervoso central que surge em resposta a um estímulo interno ou externo, o qual poderá ser uma pessoa, cena, conversa, palavra, insulto, bebida, etc., ou até mesmo um fragmento inapercebido de qualquer acontecimento banal em que estejamos metidos. Esse estado de tensão mental originado por forças inconscientes aparece, posto isso, na área consciente, quando certos conteúdos do inconsciente são agitados por quaisquer estímulos. Inúmeras vezes não sabemos a que coisa o inconsciente reagiu tão fortemente a ponto de criar um impulso, que será sentido em forma de súbita emoção ou comando imperioso. Um impulso pode ser grosseiramente comparado com algo que cresce dentro da pessoa e aumenta a pressão ou a uma bola de soprar que , retida entre as duas mãos, vai sendo insuflada aos poucos.

     A referida excitação central (impulso ou tensão) desencadeia uma atividade motora cuja finalidade é diminuir ou eliminar o estado tensional. A sensação de alívio decorrente dessa atividade chama-se de cessação ou gratificação do impulso. A atividade gratificadora é orientada pelo consciente (nas pessoas que se controlam); embora este esteja, no momento, sob o império do comando inconsciente, tal fato permite que a resposta ao estímulo seja influenciada pela experiência anterior e pelo raciocínio, a não ser que este sofra um completo embotamento momentâneo. Isto tem vantagem de tornar os impulsos modificáveis ao invés de serem padrões fixos de reação (como o são os instintos animais), que fariam do homem simples autômato sem responsabilidade.

     Certa quantidade de energia mental está associada aos impulsos. Pode suceder que esta energia se desprenda dos conteúdos do impulso (lembranças e desejos inconscientes) e venha a invadir a consciência, levando o indivíduo à ação para gratifica-lo sem noção de que o está pressionando. Assim, uma nota ou palavra pode redespertar uma emoção na ausência da experiência ligada a ela. Muita gente empalidece e mesmo desmaia ao somente ver sangue.

Fonte: Impulsos - Evolução Para o Terceiro Milênio
Carlos Toledo Rizzini (2007) - p.173