domingo, 31 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA


 
     A atualidade do pensamento de Jesus surpreende os mais cépticos estudiosos da problemática humana, sempre complexa e desafiadora, nestes dias.
     Profundo conhecedor da psique, Jesus penetrava com segurança nos refolhos do indivíduo e descobria as causas reais das aflições que o inconsciente de cada um procurava escamotear.
     Não se permitindo derivativos nem adiantamentos, enfrentava as questões com elevado critério de sabedoria, que desnudava as mais intrincadas personalidades psicopatológicas, propondo com rigor a terapia compatível, elucidando quanto à responsabilidade pessoal e eliminando a sombra projetada sob a qual muitos se ocultavam.
     Por processos mais demorados, a psicologia profunda chega, no momento, às mesmas conclusões que Ele lograva com facilidade desde há dois mil anos.[...]
 
Livro dos Espíritos
 
625 - Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
 
"Jesus"
 
Para o homem, Jesus constitui o tipo moral a que a humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.[...]
 
 
Fonte: "Jesus e atualidade" Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco
"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec



quarta-feira, 27 de março de 2013

LEI DE CAUSA E EFEITO

 

 
Jorge Andrea dos Santos
(Salvador, Bahia, 10 de agosto de 1916)
 
     É um psiquiatra brasileiro. Oficial da Força Aérea Brasileira, é escritor, conferencista, e Presidente de Honra do Instituto de Cultura Espírita do Brasil - ICEB, sendo considerado uma das mais importantes figuras do Movimento Espírita no país.
     É filho do professor de medicina em Salvador, Mario Andrea e de sua esposa, Estelita Andréa.
     Durante a sua militância espírita, em mais de meio século cruzou o país de Norte a Sul, fazendo palestras na sua divulgação como ciência.
     É casado com a assistente social Gilda Andréa, com quem teve oito filhos.
     O autor tem recebido, em 2009, ano em que completou 93 anos de idade, as homenagens e o respeito dos Espíritas nacionais e internacionais, como por exemplo, a homenagem prestada pelo Programa "Novos Rumos", da Rádio Rio de Janeiro, que foi ao ar no último dia 27 de agosto de 2009.
 
    Obra
    É autor de quase três dezenas de livros sobre os aspectos científicos da Doutrina Espírita, entre as quais:
  • Visão Espírita nas Distonias Mentais
  • Busca do Campo Espiritual pela Ciência
  • Segredos do Espírito (Zonas do Inconsciente)
  • Nos Alicerces do Inconsciente
  • Impulsos Criativos da Evolução
  • Busca do Campo Espiritual pela Ciência
  • Forças Sexuais da Alma
  • Psicologia Espírita
  • Pelos Insondáveis Caminhos da Vida
     Toda a série psicológica produzida pela psicografia do médium e orador Divaldo Pereira Franco, ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis, foi absorvida pelo Dr. Jorge Andrea. Considera-se no Movimento Espírita que ninguém melhor que ele aborda o complexo tema que trata dos alicerces do inconsciente. "Admiro o cientista, respeito o orador e leio com sofreguidão os seus artigos" disse o seu conterrâneo e amigo de décadas Divaldo Franco.
 
 
     Yasmin Madeira entrevista Dr Jorge Andrea, sobre o tema: “A Lei de Causa e Efeito”, no programa Despertar Espírita, produzido pelo Clube de Arte, exibido no dia 12 de setembro de 2010
 
Assista clicando nos links abaixo, são dois vídeos de aproximadamente 15min de duração:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE SANTA CATARINA REALIZA


     O Departamento de Estudos da FEC estará dando continuidade em seu projeto de formação de Monitoria Espírita através da utilização do "Curso de Formação e Capacitação de Monitores Espíritas Novo Milênio - EAD", que utiliza metodologia do Ensino a Distância.
     Esta metodologia permite que o próprio Centro Espírita aplique o Curso em sua casa, formando internamente seus monitores, sempre que houver esta necessidade, sem precisar deslocar palestrantes ou sua equipe de colaboradores. 
     O curso é destinado a todos os trabalhadores da monitoria espírita, nas áreas de Estudos das Obras Básicas, Estudos Sistematizados, ESDE FEB, Mediunidade, Infância e Juventude. 
     Como o Curso utiliza recursos de mídia de fácil acesso, através de CDs e DVDs, com apostilas teóricas e vídeo aulas, que permitem o auto aprendizado, são necessários apenas 12 encontros presenciais para sua aplicação. Estes encontros são realizados de acordo com a disponibilidade da turma na própria na Casa Espírita. 
     Para que sua casa aplique este Curso, precisamos capacitar pessoas que conheçam esta metodologia e saibam como usar os recursos oferecidos. Para formar estas pessoas, desde o ano passado, estamos oferecendo as "Oficinas de Formação de Tutores do Curso de Monitores", capacitando multiplicadores por todo o estado.
Veja abaixo os eventos agendados para este ano. Participe. 
14.04.2013 - Domingo - Porto União
Reunião Macrorregional VPEM/VPED/VPAS - Centro(2ª, 8ªe 10ª URE's) 
12.05.2013 - Domingo - Itajaí
Curso Monitores Estudo Continuado da Mediunidade (4ª,6ª,7ª,8ª e 13ª URE's) 
06.07.2013 - Sábado - Criciúma
Reunião Macrorregional VPEM/VPED/VPAS - Sul (1ª,3ª,9ª,14ª e 15ª URE's) 
21.07.2013 - Domingo - Laguna
Curso Monitores Estudo Continuado da Mediunidade (1ª,3ª,9ª,14ª e 15ª URE's) 
27.10.2013 - Domingo - São Miguel do Oeste
Reunião Macrorregional VPEM/VPED/VPAS - Oeste (11ª,12ª e 16ª URE's) 
23.11.2013 - Sábado - Mafra
Reunião Macrorregional VPEM/VPED/VPAS - Norte (4ª,5ª,6ª,7ª e 13ª URE's) 
     Caso você esteja interessado, entre em contato através do endereço formacaodemonitores.fec@gmail.com ou procure informações com o encarregado do Departamento de Estudos da sua URE. 

 
SDS

COORDENAÇÃO CURSO MONITORES

ESDE FEC 

terça-feira, 26 de março de 2013

O QUE É UM PODCAST

O podcast é uma nova maneira de comunicar.
Pessoas se reúnem em torno de um microfone para conversar sobre assuntos diversos. Essa conversa é gravada, editada e disponibilizada na web para ser ouvida e/ou baixada. É como um programa de rádio, só que diferente. O podcast não nasceu como os programas de rádio, evolução dos programas de auditório com atrações musicais – se bem que teremos músicas em nosso PodSer (Acesse clicando no ícone "SER" ao lado).

 
 
O podcast, acredito, nasceu da sacada de alguém: rolava um bate-papo, o assunto era empolgante, as informações e opiniões de quem participava eram tão interessantes que esse alguém pensou:
-“E se a gente gravasse nossas conversas?”
Dito e feito: o próximo bate-papo foi gravado e disponibilizado na web. Pessoas com interesses afins baixavam esses podcasts para ouvir quando podiam em seus tocadores portáteis, como tantos que há hoje em dia, ou ouviam direto da web, interagindo através de e-mails. A coisa foi ficando cada vez melhor!
 
 
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

EMANNUEL - CHICO XAVIER

 
7
 
A semente
 
"E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão de trigo ou de outra qualquer semente."
Paulo. (I Coríntios, 15:37)
 
     Nos serviços da Natureza, a semente reveste-se, aos nossos olhos, do sagrado papel de sacerdotisa do Criador e da Vida.
     Gloriosa herdeira do poder divino, coopera na evolução do mundo e transmite silenciosa e sublime lição, tocada de valores infinitos, à criatura.
     Exemplifica sabiamente a necessidade dos pontos de partida, as requisições justas de trabalho, os lugares próprios, os tempos adequados.
     Há homens inquietos e insaciados que ainda não conseguiram compreendê-la. Exigem as grandes obras de um dia para outro, impõem medidas tirânicas pela força das ordenações ou das armas ou pretendem trair as leis profundas da Natureza; aceleram os processos da ambição, estabelecem domínio transitório, alardeiam mentirosas conquistas, incham-se e caem, sem nenhuma edificação santificadora para si ou para outrem.
     Não souberam aprender com a semente minúscula que lhes dá trigo ao pão de cada dia e lhes garante a vida, em todas as regiões de luta planetária.
     Saber começar constitui serviço muito importante.
     No esforço redentor, é indispensável que não se percam de vista as possibilidades pequeninas: um gesto, uma palestra, uma hora, uma frase pode representar sementes gloriosas para edificações imortais. Imprescindível, pois, jamais desprezá-las.

 
 
 


terça-feira, 5 de março de 2013

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA E O LIVRO - AMANHECER DE UMA NOVA ERA

 
PALESTRA DE DIVALDO PEREIRA FRANCO SOB TÍTULO:
"AMANHECER DE UMA NOVA ERA"
PROFERIDA EM 2012 NA BAHIA
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 3 de março de 2013

NEPE - Núcleo de Pesquisa e Estudo do Evangelho FEB

    
     No último sábado, dia 02 de março de 2013, ocorreu na Sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília/DF, o Seminário: Jesus, a porta. Kardec, a chave.

     A abertura do seminário foi feita pelo presidente interino da FEB, César Perri de Carvalho (Foto acima) que, em suas palavras emocionadas, abriu as portas da Casa de Ismael a Haroldo Dutra Dias que coordenou os trabalhos. Tal seminário teve como pauta a apresentação do NEPE - Núcleo de Pesquisa e Estudo do Evangelho 

     Com a criação do NEPE, na segunda metade de 2012 sob a coordenação de Haroldo Dutra Dias, a FEB criou uma sala física com todos os livros trazidos por Haroldo, de Israel e Europa e usados por ele nas traduções do Evangelho. São aproximadamente meia tonelada de livros que foram trazidos de Jerusalém e que, segundo Haroldo, "foram os livros estudados por Paulo de Tarso aos pés de Gamaliel". Haroldo Dutra, em viagem patrocinada pela FEB trouxe este material que permitiu seu trabalho de tradução do Novo Testamento cuja primeira edição datada de 2010 já se encontra esgotada. Além desta sala física, o NEPE terá um site no Portal da FEB na internet, a revista digital "Lei Divina" com periodicidade trimestral e um Fórum de debate via internet. Tais iniciativas vão produzir um imenso acervo de material que propiciará a todos nós, não só a participação neste núcleo, mas também a possibilidade de consultas visando o melhor entendimento da obra do Mestre Jesus. E também, redundará mais a frente naquilo que Haroldo chamou de "Wikipédia do Evangelho". Ao final dos trabalhos, o grupo de coordenação do NEPE, sob a coordenação de Ricardo de Andrade Toloise Mesquita, fez uma demonstração prática do funcionamento sugerido para um grupo de estudos do evangelho. (Foto abaixo)


 
     Para saber mais informações sobre esta rede mundial de estudo que começará a funcionar através do portal da FEB, ainda na primeira quinzena deste mês, visite o site da FEB clicando no link abaixo:
 
 
 
Presentes no seminário estavam representantes das federativas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Para saber mais sobre o seminário visite o site da FEB clicando no link abaixo: